quarta-feira, abril 09, 2014

gestão de expectativas

que a vida não pára e os «finais felizes» só serão realmente felizes se não tiverem um final

a vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos. este é o melhor retrato da vida. uma visão intemporal que, provavelmente, melhor encaixa em todos nós. eu, e apesar dos meus vários esforços no sentido de evitar a decepção, sei que é impossível pass(e)ar pelos anos sem traçar um objectivo, sem sonhar com um amanhã diferente. inevitavelmente há um risco associado quando se escolhe tirar os pés do chão, mas o que seria das nossas vidas sem voos picados e algumas quedas aparatosas. é verdade que a felicidade de agora pode tornar-se demasiado pesada imediatamente a seguir, mas sem a tentativa como o saberíamos?!? o nosso único problema é a falta daquela mestria que nos permite gerir da melhor forma as expectativas que saem frustadas. a resiliência, não desistir, a fé e a vontade de tentar, sempre, mais uma vez. 

talvez um dos segredos para o sucesso seja investir nos sonhos que dependem exclusivamente de nós próprios. os planos que, em determinada situação, traçamos em concordância com alguém, são muitas vezes condicionados por factores que nem essa outra pessoa pode ser capaz de controlar. partilhar planos com alguém é como fazer equilibrismo em cima de uma corda bamba. e o maior desafio para continuarmos a andar, sem os olhos pregados no chão e o medo constante de cair, não é apenas confiar no outro, é acreditar na primeira pessoal do plural.

2 comentários:

  1. Os sonhos devem partir de nós para nós...e depois para mais alguém. Porque acho que nós temos de estar em primeiro lugar. E porque é mais difícil termos decepção de nós próprios.

    ResponderEliminar

obrigado pela tua partilha :)